Plano de aula

Link para:

Modelo de plano de aula

Planos de aula - ALM

 

Plano de Aula

 

(Cada aula obedecerá a um plano específico)

I. Plano de Aula: Data:

II. Dados de Identificação:

Escola:

Professor (a):

Disciplina:

Série:

Turma:

Período:

 

III. Tema:

- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula

- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

 

IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos; objetos da avaliação (item VIII); 

Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos

Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).

OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:

conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;

aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;

solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

 

V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)

 

VI. Habilidade a ser desenvolvida:

VII. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

 

VIII. Recursos didáticos: (quadro, giz, datashow, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

 

IX. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:

- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)

- critérios adotados para correção das atividades.

 

IX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre  básica e complementar

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas