Plano de Aula
(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano de Aula: Data: |
II. Dados de Identificação: Escola: Professor (a): Disciplina: Série: Turma: Período: |
III. Tema: - o tema específico a ser
desenvolvido nesta aula - conceito fundamental:
referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema |
IV. Objetivos: a serem
alcançados pelos alunos; objetos da avaliação (item VIII); Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução
de conteúdos e procedimentos Objetivos específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4). OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos
de habilidades como, por exemplo: conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir,
descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar,
sumariar, contar; aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair,
empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar,
desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
usar; solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar. |
V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados
em tópicos (de 4 a 8) |
VI. Habilidade a ser desenvolvida: |
VII. Desenvolvimento do tema:
descrição da abordagem teórica e prática do tema |
VIII. Recursos didáticos: (quadro,
giz, datashow, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos,
etc.) |
IX. Avaliação: pode
ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa).
Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula: - atividades (ex:
respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro,
compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.) - critérios adotados para correção das
atividades. |
IX. Bibliografia:
indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e
complementar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário